Ministro defende debate sobre pena de morte para feminicidas

Ministro defende debate sobre pena de morte para feminicidas
Ministro defende debate sobre pena de morte para feminicidas — Foto: Reprodução / São Miguel Web

Silvio Costa Filho cita crueldade em casos recentes e pede endurecimento das leis após morte de jovem arrastada em SP

Por Jardel Cassimiro, para o São Miguel web

BRASÍLIA – Em um momento em que o Brasil assiste atônito à escalada da brutalidade contra as mulheres, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, rompeu o protocolo habitual da esplanada para sugerir uma medida extrema: a inclusão da pena de morte no debate sobre punições para o feminicídio. A declaração, dada à CNN Brasil, surge como resposta direta à comoção nacional causada pela morte de Tainara Souza Santos, e sinaliza uma pressão crescente sobre o governo federal para entregar respostas contundentes na área de segurança pública.

A fala do ministro reflete um sentimento de urgência que transcende as barreiras ideológicas. Ao citar crimes cometidos na presença de filhos e com requintes de crueldade inimagináveis, Costa Filho tocou em um nervo exposto da sociedade brasileira. "É preciso discutir penas muito mais duras, inclusive a possibilidade da pena de morte para esses crimes bárbaros", afirmou, ressaltando que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já lidera, nos bastidores, discussões para ampliar as ações de combate à violência de gênero em estados e municípios.

O Estopim da Indignação

O catalisador para essa nova fase do debate foi o trágico desfecho do caso de Tainara Souza Santos, de 31 anos. Falecida após 21 dias de agonia em um leito de hospital, Tainara foi vítima de uma violência que desafia a compreensão humana. Na Marginal Tietê, em São Paulo, ela não apenas foi atropelada pelo ex-namorado, mas arrastada por cerca de um quilômetro preso ao veículo.

O suspeito, agora preso, responderá por homicídio qualificado, mas para especialistas e autoridades, a tipificação penal atual parece insuficiente diante da selvageria do ato. O caso de Tainara não é isolado; ele é o retrato sangrento de uma epidemia. O Brasil, inserido na América Latina — região considerada a mais letal do mundo para mulheres fora de zonas de guerra —, enfrenta dificuldades operacionais para garantir que as medidas protetivas sejam, de fato, um escudo, e não apenas um pedaço de papel.

O Dilema Jurídico e Político

Embora a Constituição Federal de 1988 proíba a pena de morte em tempos de paz (artigo 5º, XLVII, 'a'), a sugestão de um ministro de Estado de trazer o tema à mesa demonstra o nível de pressão política. Juristas apontam que tal mudança exigiria uma nova Assembleia Constituinte, tornando a proposta, na prática, inviável a curto prazo. No entanto, o valor simbólico da declaração é imenso: o governo reconhece que o arsenal jurídico atual não está intimidando os agressores.

A segurança pública tornou-se o calcanhar de Aquiles da atual administração, e o feminicídio é sua face mais cruel. A promessa de Lula de integrar esforços com governadores e prefeitos busca preencher as lacunas deixadas por um sistema de justiça muitas vezes lento e uma rede de proteção social fragmentada.

Um Grito por Mudança

Para as famílias das vítimas, como a de Tainara, o debate técnico sobre a constitucionalidade da pena capital é secundário diante da dor da perda. O que se exige é o fim da impunidade e a garantia de que o Estado brasileiro seja capaz de impedir que o ciclo de violência doméstica evolua para o assassinato.

A defesa de penas mais duras por Costa Filho pode não resultar em execuções estatais, mas certamente empurrará o Congresso Nacional a revisar o Código Penal, buscando mecanismos que garantam que feminicidas permaneçam isolados da sociedade por muito mais tempo. Enquanto isso, o nome de Tainara Souza Santos junta-se a uma lista dolorosa que o Brasil precisa, urgentemente, parar de escrever.

Comentários

0

Participe da conversa.